13 porquês de Jay Asher

Depois da decepção que foi The Summer Prince, eu estava precisando mesmo de um livro incrível para me recuperar. Tive a sorte de encontrar Os 13 Porquês do Jay Asher e agora estou aqui me perguntando por que demorei tanto para ler esse livro!

13 porquês - Jay Asher

Resumo:

Clay Jensen é um estudante tímido que encontra uma misteriosa caixa na porta de sua casa. Ao abrir, encontra uma série de fitas cassete. Curioso, Clay vai logo dar um jeito de ouvir as fitas e, para sua surpresa, a voz gravada nelas é de Hannah Baker: sua paixão adolescente que acabou de cometer suicídio. Hannah narra em suas gravações todas as razões que a levaram a tirar sua própria vida e revela a lista de pessoas culpadas por sua tristeza. A regra determinada por Hannah é que apenas as pessoas presentes nesta lista devem receber as fitas, ouvi-las e passarem adiante, e Clay é uma delas. Se a regra não for cumprida por todos, as fitas serão tornadas públicas.

Para começar: se Hannah já cometeu suicídio, como ela pode garantir que as pessoas da lista estão cumprido sua regra?

Meus amigos, esse é apenas um dos pontos que não vão deixar você largar esse livro. Ao longo dos capítulos, Clay (e o leitor) vai descobrindo a trama complicada que a vida de Hannah se tornou e como ela conseguiu se livrar de tudo isso. A gente começa a livro sem saber de nada e cada história contada por Hannah é uma revelação chocante.

Chocante por vários motivos: o comportamento das pessoas e o tratamento que dão a Hannah, as injustiças pelas quais ela passa, os medos, as frustrações… e por aí vai.

As minhas reações ao longo do livro variavam a cada capítulo. Às vezes eu torcia por Clay, às vezes eu queria que ele pagasse pelo o que fez. Só sei que, no final, o livro ainda conseguiu me surpreender. É um drama com um forte viés de suspense. E não, esta resenha não contém spoilers. Não vá achando que você já sacou tudo.

Apesar da temática ser bastante séria, e o livro possuir passagens um tanto pesadas, ele é voltado para adolescentes. Os personagens têm em média 17 anos e passam por várias situações cotidianas comuns para essa idade.

O formato do livro também chama a atenção. Os 13 Porquês não é o primeiro livro para adolescentes cuja narrativa se divide em dois pontos de vista. Desse tipo, temos também Eleanor & Park da Rainbow Rowell. Mas a obra de Jay Asher tem uma pequena, e crucial, diferença. As duas vozes presentes (de Clay e de Hannah) se interpolam, criando um quase diálogo das fitas gravadas com as reações de Clay. É tudo imediato, como se você estivesse caminhando junto com o Clay e ouvindo as fitas com ele.

Os direitos de adaptação para o cinema foram comprados lá em 2011. A atriz selecionada para o papel de Hannah Baker foi a Selena Gomez mas, desde então, nada mais foi divulgado a respeito.

13 porquês saiu no Brasil pela Editora Ática e tem para comprar na Saraiva e na Livraria Cultura (está em falta em vários outros sites). Eu comprei a edição importada (para treinar o inglês, como sempre!) na Saraiva, mas também tem na Livraria Cultura.

Lembrete amigo: os links acima geram comissão para o blog, okay? 😉

Anúncios

Uma opinião sobre “13 porquês de Jay Asher”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s