Mentirosos (We were liars), de E. Lockhart

Fazia um tempo que eu via as pessoas comentando sobre esse livro, tanto que fiquei curiosa e resolvi comprar, mesmo nunca tendo lido nada da autora, E. Lockhart.

Mas vamos lá, resumão capenga do enredo do livro:

Cadence é uma garota rica que mora com mãe e sempre passa as férias de verão na ilha privada do avô. Lá ela encontra seus primos Johnny e Mirren, além do amigo de Johnny, Gat. Os quatro se tornam grandes amigos até que Cadence sofre um acidente que a faz perder a memória. Depois disso, a amizade deles se desmancha e Cadence tem que lutar contra sua própria deficiência para entender o que aconteceu.

Mentirosos, E. Lockhart

Em primeiro lugar: eu adorei a livro. Mentirosos é um mistério para adolescentes muito bem escrito. Você consegue se relacionar com os personagens logo de cara e fica torcendo para tudo dar certo pra eles.

A grande jogada da autora foi fazer com que o leitor soubesse só aquilo que a protagonista, Cadence, sabe. E ela está com amnésia! Aaaaahhhhhh!!!!!! Você vai descobrindo alguns fatos aos poucos, montando o quebra-cabeças que a vida dela se tornou, e de repente…

…de repente vem a pior parte do livro. Ao invés de continuar revelando aos poucos o que aconteceu com Cadence e seus primos (eles eram super amigos e de repente não se falavam mais), o livro simplesmente chega e fala: “na verdade foi isso o que aconteceu, a Cadence não sabe de nada. BOOM”. Destruiu a surpresa, sabe?

Fiquei com a impressão que o próprio livro soltou um spoiler!

Apesar disso, o livro não perde em qualidade. Depois da sensação de spoiler, a narrativa volta para o ponto de vista da protagonista e ela relembra em detalhes o que aconteceu. O desfecho da história é surpreendente. Sério!

Mudando de assunto

Esses dias eu estava pensando em como a literatura nacional para adolescentes perde em qualidade quando comparada com o que é lançado lá fora. Perde feio!
Tomando o livro Mentirosos como exemplo, eu ainda não li um livro YA nacional que me faça acreditar que possa entrar no mercado para competir com ele. Alguém aí tem alguma sugestão que me faça mudar de ideia? Alguém?

Voltando ao assunto: Onde comprar Mentirosos

Tem para comprar a edição da Editora Seguinte na Saraiva, no Submarino, na Livraria Cultura e na Livraria da Folha.

Pra quem estiver treinando o inglês, tem a edição importada no Submarino (que foi onde eu comprei)  e na Saraiva.

Antes de comprar, verifique se o valor do frete deixa a encomenda mais barata. Lembrete: os links acima geram comissão para o blog. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s