THE WALKING DEAD E A FILOSOFIA (RESENHA)

Como The Walking Dead volta ao ar em outubro (dia 12 na gringa, dia 14 aqui), resolvi resenhar este livrinho que tenho aqui já faz um tempo.

Ultimamente, eu tenho me interessado bastante por filosofia, até fiz um curso de Filosofia e Cinema e em breve farei outro sobre Filosofia e Comportamento. Como eu também acompanho a série (na TV, nos quadrinhos, no livros aqui e aqui, êta vício maravilhoso!) e vivo pesquisando sobre ela, acabei achando esse livro e fiquei interessada.

Capa: The Walking Dead e a Filosofia

The Walking Dead e a Filosofia foi organizado por Christopher Robichaud e possui 5 artigos. Todos os autores são especialistas no assunto e fãs da série (yay!!!), então as relações com o universo de The Walking Dead e os exemplos dados são bem explicados e não apresentam erros (bem, pelo menos eu não vi nenhum), ajudando o leitor a entender o que estão dizendo ali.

Os textos tratam cada tema de forma aprofundada, porém acessível e isso faz um baita diferença: Filosofia não é uma disciplina fácil (alôu, alguém mais já passou aperto na faculdade?). Ou seja, o livro foi feito para a pessoa comum fã da série (eu, quem mais?) e de zumbis o geral.

Mesmo que você não faça parte do grupo que vai se revoltar caso Daryl morra, você vai conseguir curtir o livro e se preparar para o apocalipse zumbi do mesmo jeito.

Cada texto traz uma questão retratada na série e, a partir dela, trava suas discussões. Tem polêmica de sobra e faz o leitor questionar suas próprias crenças.

Exemplos:
É aceitável cometer suicídio num apocalipse zumbi?
É certo abandonar Merle Dixon no telhado?
Tudo bem pegar comida no supermercado sem pagar?
Quais leis continuam valendo?
Matar zumbis é certo? E se uma cura for descoberta e aqueles que você derrubou pudessem voltar a ter uma vida normal?

O que eu mais gostei no livro é que ele não tenta passar um lição de moral em nenhum momento. Cada texto levanta diversos pontos de vista sem preconceito e apresenta argumentos e ideias considerando, com a maior veracidade possível, o contexto de um apocalipse zumbi.

É um livro curtinho, mas o conteúdo é muito bom. Gostei mesmo!

Onde comprar

Não lembro onde comprei o meu, mas sei que paguei R$13,90 (eu e minha memória seletiva). Tem no Submarino, na Fnac e na Saraiva.

Lembrando que os links geram comissão e se você não quiser comprar por eles, é só jogar na busca. 😉

>> The Walking Dead e a filosofia <<

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s