AS CRÔNICAS DE NÁRNIA (RESENHA DE TODOS OS LIVROS)

Ok, esse post vai ser um pouco bastante pretensioso. Afinal, resenhar 7 livros de uma vez é demais para um mísero post. Mas, a meu ver, falar das Crônicas de Nárnia sem citar toda a história pode criar uma falsa ideia sobre quem são os protagonistas da história (falsa ideia da qual eu mesma fui vítima por ter assistido aos filmes antes de ler os livros).

As Crônicas de Nárnia - capa do volume único

Sem mais mimimi, a impressão geral que tive dos livros foi essa: leitura incrível! Simplesmente indispensável para quem gosta de ler, seja pela riqueza da fantasia criada pelo autor, seja pelas referências culturais, seja pelo desenvolvimento dos personagens ou por qualquer outro detalhe que uma obra complexa como essa possua.

Eu comprei o Volume Único num impulso. Outro impulso consumista pro meu currículo. O Submarino fez uma super promoção e eu não consegui segurar os dedinhos para não confirmar a compra. Ainda bem que foi uma ótima compra (esse Submarino ainda vai me levar à falência!!!).

ATUALIZAÇÃO: esse post é antigo e, agora, o preço mais convidativo é o da Saraiva (R$29,90). Compre aqui.

Mas vamos aos livros: o que são as Crônicas de Nárnia afinal?

É uma série de fantasia escrita por C. S. Lewis e publicada entre os anos de 1950 e 1956. O sete livros contam a história do mundo Nárnia, um lugar em que os bichos falam, as árvores também, a terra é fértil e tudo plantado nela floresce. Em quase todos os livros, um habitante da Terra (a maioria crianças) vai parar em Nárnia para desempenhar um papel importante nos eventos que estão tomando corpo naquele momento.

Existem duas formas de ler As Crônicas: a ordem de publicação e a ordem cronóliga dos livros.

Ordem de publicação:

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
Príncipe Caspian
A viagem do Peregrino da Alvorada
A cadeira de Prata
O cavalo e seu menino
O sobrinho do mágico
A Última batalha

Ordem cronológica:

O sobrinho do mágico
O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
O cavalo e seu menino
Príncipe Caspian
A viagem do Peregrino da Alvorada
A cadeira de Prata
A Última batalha

Eu li na ordem cronológica que, segunda a edição que possuo, era a ordem preferida pelo autor. Quem assistiu ao filme lançado em 2005 provavelmente vai estranhar o primeiro livro, mas a sensação só dura nas primeiras páginas.

O sobrinho do mágico acompanha o garoto Digory e sua amiga Polly xeretando as atividades secretas do tio esquisitão de Digory e acabam viajando entre vários mundos até encontrarem um lugar completamente vazio e… bem, melhor não estragar a surpresa. Só vou dizer aqui que Digory é responsável por ligar os humanos à Nárnia para sempre.

À medida que a leitura avança, você começa a ligar os pontos e entender quem é quem. E sim, cada personagem deste livro é extremamente importante para a história toda. É neste livro também que algumas coisas são melhor esclarecidas. Por exemplo, como diabos um guarda-roupa pode ser mágico? Ao chegar à última página, você vai ficar com aquela sensação de “Ah, agora tudo faz sentido!”. Coisas que só um livro pode proporcionar!

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa obviamente traz os personagens que conhecemos bem. Quatro crianças humanas — Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia — vão parar em Nárnia depois de atravessar o guarda-roupa de um cômodo vazio. Como comentei lá no começo, por ter visto o filme antes, eu tinha uma visão distorcida sobre qual era o ponto principal da história, mas continue comigo que vou chegar lá.

O cavalo e seu menino trata da história de habitantes do mundo paralelo em que Nárnia se encontra (bem, não sei se expliquei direito, mas dessa vez não aparece ninguém vindo diretamente da Terra, ou algo assim). Alguns personagens do livro anterior aparecem aqui.

Príncipe Caspian, que também virou filme, segue a trajetória de Caspian (dã, claro né, Ali!) que vai ter a ajuda dos animais falantes e das quatro crianças humanas lá de O leão, a feiticeira e o guarda-roupa.

Caspian volta em A viagem do Peregrino da Alvorada para percorrer os mares de Nárnia até o fim do mundo. Neste, apenas Edmundo e Lúcia voltam para Nárnia, pois Pedro e Susana cresceram e já não podem ir para lá (mini spoiler). Mas o primo deles, Eustáquio, vai junto por livre e espontânea vontade pressão.

Em A cadeira de Prata, um príncipe de Nárnia desaparece e Eustáquio é chamado de volta para ajudar a encontrá-lo. Lúcia e Edmundo agora estão velhos demais para isso, mas Eustáquio tem a ajuda de sua amiga de escola Jill.

Em A Última batalha, Eustáquio e Jill retornam à Nárnia para ajudarem outro príncipe e, até o final, eles reencontram vários amigos.

Falando assim resumidamente sobre cada livro, fica parecendo que cada um deles tem um personagem central diferente e um não é relacionado ao outro. Mas a história central dos livros não é sobre as pessoas, mas sim sobre o mundo de Nárnia. Cada época tem um personagem diferente, mas a essência das Crônicas estão em um único personagem: o leão Aslam.

Como assim você não falou dele até agora?

Aslam é uma espécie de “autoridade maior” de Nárnia (ele é mais do que isso, mas se eu disser vou estragar a leitura de vocês). É ele quem guia os outros personagens, os aconselha, e até ralha com eles quando necessário. Esse papel fica indiscutivelmente claro ao final do último livro em que Aslam revela tudo o que ainda não foi explicado para os personagens (e para o leitor).

Devo confessar que o fim do livro me deixou bem chocada. É claro que ao longo de todos os livros — e considerando as influências culturais bastante óbvias — você passa a esperar o desfecho que a história toma, mas eu ainda fiquei com aquela esperança boba de que o autor vai surpreender no final. Não quero dizer que o final é frustrante, só achei (me faltam palavras agora) “forte” demais por se tratar de uma obra infantil. Bem, nem tão infantil assim se você prestar atenção.

Algumas coisas que não gostei

É, no geral eu adorei os livros. Há vários personagens fortes, há mensagens importantes e alegorias muito bem construídas. Mas há também alguns remendos mal explicados e, talvez, inaceitáveis.

É claro que euzinha aqui não sou ninguém para criticar uma obra da importância de Nárnia, mas certas escolhas do autor são discutíveis como, por exemplo, o papel imposto a várias personagens femininas (que não são permitidas fazer certas coisas e etc.) e o desfecho que foi dado para Susana (uma das personagens mais importantes) que me pareceu uma solução de última hora para garantir uma numerologia mais ou menos simbólica (lendo tudo você vai entender o que estou apontando aqui). O que acontece com os pais dos irmãos Pevensie também pareceu cair de paraquedas na história. Ou talvez seja só picuinha minha!

Apesar disso, As Crônicas de Nárnia estão longe de decepcionar. Pode ler sem medo!

Com preço decente (leia-se, abaixo de 20 reais) tem para vender no Submarino e na Saraiva (que também entrega no exterior!). Em outros sites que olhei, os preços vão de 50 reais para cima.

 O link para a compra do livro gera comissão para o blog, ok? 😉
Anúncios

8 opiniões sobre “AS CRÔNICAS DE NÁRNIA (RESENHA DE TODOS OS LIVROS)”

  1. Hoje o preço tá mais convidativo ainda. Míseros R$19,90 na Amazon! Um valor desses num livro físico de mais de 750 páginas é uma pechincha e tanto, assim como um estímulo pra ler.
    E obrigado por me dar um empurrãozinho falando dessa saga! 😀

  2. vale a pena ler os livros que já possuem adaptação para o cinema, ou não há muita diferença entre os livros e os filmes ???

    1. Acho que sempre vale a pena ler os livros, mas no caso de Nárnia, a história vai além do que os filmes retratam e explicam melhor sobre a existência do mundo de Nárnia. Ou seja, vale muito a pena! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s