COMPRANDO NA ABEBOOKS (LIVRARIA VIRTUAL)

No final do ano passado eu estava doida atrás de uns livros que não vendem por aqui no Brasil e tive que encomendar de fora. Eu comprei pela Abebooks e resolvi escrever o post com algumas informações básicas para quem estiver interessado e ainda não conhecer a loja.

A Abebooks funciona como um intermediário entre o consumidor e diversas livrarias ao redor do mundo (principalmente dos EUA e Reino Unido). Você compra pelo site e ela encaminha o pedido para o fornecedor que envia o produto direto para você.

Sendo assim, se você fizer encomendar 2 ou mais livros, cada um provavelmente vai ter um frete diferente, pois podem vir de fornecedores diferentes. Explicando melhor, você compra e paga tudo pela Abebooks, mas cada livro vai sair de um lugar diferente. Para evitar isso, certifique-se de que toda sua compra vem de um mesmo fornecedor e entre em contato com ele antes para acertar o frete único.

A vantagem da Abebooks é oferecer uma quantidade enorme de opções de compra. Dezenas e dezenas de exemplares de lançamentos, best-sellers, livros antigos e raridades, até exemplares autografados eu vi por lá. Os livros novos no site estão com preço de mercado mesmo, já os usados saem por valores bem baixos (vi livro lá por 1 dólar). Cada anúncio de livro usado tem uma descrição sobre o estado de conservação do livro, mas em caso de dúvida, você pode entrar em contato e pedir uma descrição mais detalhada ou fotos do livro.

Formas de pagamento

O site da Abebook só aceita cartão de crédito, mas alguns fornecedores aceitam outras formas de pagamento. Nesse caso, é necessário conferir um por um e optar pelo pagamento direto ao fornecedor. A vantagem de comprar pela Abebooks é que ela possui um programa de proteção ao comprador em caso de problemas com as livrarias.

Reembolso

Um dos livros que encomendei acabou sendo comprado por outra pessoa (ao mesmo tempo ou pouco antes, e o site demorou a atualizar). A livraria me mandou um e-mail informando e cancelou a compra. Não tive problemas com cobrança indevida no cartão, mas se tivesse a própria Abebooks teria feito o reembolso (a proteção ao comprador que falei ali em cima).

Rastreamento

A livraria da qual eu comprei não oferecia opção de envio com rastreamento (na verdade, não encontrei nenhuma que oferecesse). Fiquei mais de um mês no escuro sem saber se o livro estava chegando ou se havia agarrado em alguma agência ou sumido de vez. Entrei em contato com eles, que também não tinham como saber sobre a situação da entrega (não percam seu tempo com os Correios, eles nunca sabem de nada!) e o fornecedor acabou mandando outro exemplar para substituir o que se extraviou. Aliás, gostei demais do atendimento de ambos os fornecedores com que lidei.

Bom, a experiência que eu tive foi ótima. Uma compra cancelada, mas tudo informado direitinho e sem cobrança indevida. O único problema foi com a entrega atrasada que eu me atrevo a acreditar que tem a ver com os Correios aqui no Brasil mesmo (a gente conhece, a gente desconfia).

16 opiniões sobre “COMPRANDO NA ABEBOOKS (LIVRARIA VIRTUAL)”

  1. Olá. Também tenho comprado na Abebooks da França, dos EUA e UK. Nunca tive problemas mesmo não tendo os códigos de rastreio. Houve um q comprei pela da França que demorou 80 dias pra chegar, era raro, mas chegou direitinho. Costumo dar preferência pelos vendedores com 4 ou 5 estrelas. Compro muitos livros todos os meses. Monto uma planilha dos que desejo e incluo ano de ediçao, estado físico, nome do vendedor, valor do frete inicial e por livro adicional. Feito isto tento agrupar os pedidos em livrarias que tenham o frete por livro adicional o mais baixo que eu encontrar, no fim das contas sai mais barato, o que eles chamam de Lowest Total Price.

  2. Alicia, qual é o preço médio do frete? Eu estou acostumada a comprar no Book Depository (vi o link do AbeBooks por lá, aliás), com frete gratuito e vi que os preços no AbeBooks são beeeem mais em conta, no entanto me pergunto quão cara seja a entrega.. 😡

    Beijo. :]

    1. Olá, obrigada pelo comentário!
      Olha, o frete realmente é um problema. Tem que pesquisar opção por opção. Só pra você ter uma ideia, eu já achei frete de 1.95 até 22.50 dólares!!! Mas a vantagem no Abebooks é que aparecem todas as opções disponíveis numa única busca e seu único trabalho é conferir o preço de cada.
      No mais, vale a dica que falo aqui: sempre somar valor do produto e frete pra considerar se a compra vai valer a pena. Às vezes um livro usado está saindo por 1.99 mas o frete é 20. Daí o livro novo pode estar 15 e o frete ser 5…
      Pesquisar é a maior arma do consumidor!
      Beijo

      1. Obrigada! ❤
        Adoro seu blog!
        Pesquisar é, de fato, a maior arma do consumidor. É uma pena que eu seja tão preguiçosa.. Tentarei mudar.
        Beijo

      2. Nossa, eu que agradeço!!
        E entendo a sua preguiça (eu também tenho! haha) mas meu bolso grita na hora de fechar a compra então acabo pesquisando um por um, dezenas de opções. É o jeito!

  3. Estou querendo comprar no site da abebooks, mas não estou entendendo a forma de pagamento. Gostaria de pagar via boleto bancário, mas infelizmente não tem esta opção. Alguém pode me esclarecer a melhor forma de pagamento, não gosto de usar o cartão de crédito, só se for na função Débito, e não crédito.

    1. Se você não for usar o PayPal que dá um certo grau de proteção, então o pagamento deverá ser direto com a Abebooks. No PayPal seria direto com cada livreiro que vende por meio da Abebooks. Você também pode tentar obter o cartão de débito ContaSuper que deve ser usado como créditto. O ContaSuper permite gerar um cartão virtual que tem a numeração diferente do cartão físico, e são usados para compra virtual, daí você gera um boleto pra carregat o saldo, gera um cartão virtual pra usar na compra dos livros, eu uso um cartão virtual ContaSuper pra euro, outro pra dólar, outro pra libras; então, você vai no SuperMoeda deles compra a moeda que deseja e lança no cartão virtual respectivo, só a quantia que usará de fato para o livro+frete. Eu sempre ponho um pouco a mais. Dessa forma os dados do cartão físico ficam a salvo. O PayPal também tem um cartão virtual mas nem todos lugares aceitam PayPal. O cartão virtual do Paypal é também de débito, pode carregar com boleto porém ele não te dá a numeração do cartão toda, você só sabe os 4 últimos algarismos; o que conta é a sua senha de acesso ao PayPal. Você pode ainda vincular o cartão virtual da ContaSuper ao PayPal. Mas isto serve, a meu ver mais para transferir sobra de saldo na ContaSuper para algo que precise e possa ser gasto pelo PayPal, como uma compra no ebay. PS: Às vezes, quando o livro é muito grande ou bem pesado, o frete poderá ser aumentado na Abebooks fugindo da tabelinha normal deles.

  4. Oi, eu conheci o site essa semana e estou um pouco confusa sobre saber se um determinado vendedor importa “shipa” pro Brasil. Você sabe como eu faço pra pesquisar isso?

  5. Adorei o post.
    Tirou todas as minhas duvidas sobre o serviço de uma vez só e me deixou mais seguro para realizar minhas compras.
    Obrigado!

Deixe um comentário

