RESENHA DELIRIUM: AMOR DELIRIA NERVOSA

Delirium. Livro de Lauren Oliver. Primeiro de uma trilogia. Incrível.

Delirium

Resumidamente, é isso o que tenho a dizer do livro, que no Brasil saiu como Delírio. Os outros dois da série, Pandemonium (Pandemônio) e Requiem (Réquiem) já estão na fila para leitura (e competindo atenção com a série As Crônicas de Gelo e Fogo). Eu preciso confessar que há algum tempo não me empolgo tanto com um livro. Sério. O mundo distópico construído pela autora é muito bizarro e interessante, com os detalhes muito bem costurados. Não são exageradas as comparações com Laranja Mecânica e 1984, mas é sim um livro escrito para adolescentes, jovens adultos e adultos que ainda conseguem compreender o mundo dos jovens

O ambiente é o de uma sociedade controlada, sanitarizada, aparentemente segura e perfeita, em que o amor é uma doença (chamada Amor Deliria Nervosa) cuja cura já foi descoberta. Todas as pessoas passam pelo procedimento de cura aos 18 anos. A história segue a vida de Lena, uma garota de 17 anos que não vê a hora de concluir seu procedimento. Ela se encaixa naquela sociedade, admira os benefícios das leis impostas e não questiona a realidade ao seu redor.

“Nossa, mas como assim que um livro Young Adult não tem drama, questionamento, romance? Nessa sociedade não existe nem amor! Deve ser uma porcaria!” Calma aêh! Existe a cura, as coisas funcionam, tudo vai bem… mas não tão bem assim.

Existem pessoas que nunca passaram pelo procedimento, ou cujo procedimento falhou, existem mentiras camufladas pelo governo e pela mídia.

A alegoria que o livro faz da nossa realidade é tão incrível que eu lia cada página louca pra saber o que aconteceria na próxima porque… ai ai ai, o livro faz a gente enxergar cada absurdo que, no dia a dia, parece tão normal! Eu acho que, dentre os livros do gênero que tenho visto por aí, Delirium é mais, digamos, “maduro”. A autora desenvolveu um mundo inteiro, cheio de regras e história (existe até uma nova “Bíblia”!!! – e o nome é de dar arrepios pela genialidade do trocadilho criado pela autora!!!), mas também cheio de rachaduras e falhas. Não é só sobre a vidinha dos personagens. É complexo e surpreendente. Eu estou apaixonada pela obra.

A propósito, fiquei tão empolgada que estou até com medo de influenciar alguém demais e a pessoa não gostar do livro e ficar brava comigo. Belo dia em que a edição importada apareceu por meros 15 reais na minha frente (pessoa que compra livro por impulso).

Sobre adaptações para as telas:  A Fox comprou os direitos para transformar Delirium (e seus dois sucessores) em filme. Mas depois decidiu fazer uma série. Como a própria Lauren falou em seu Tumblr (sim, ela tem um Tumblr):

O negócio é que a Fox […] decidiu que, devido à complexidade de todas as tramas e personagens secundários, a série Delirium poderia ser mais adequada para a TV, em que teremos a oportunidade de explorar todas as elementos.

Acontece que no início de maio desse ano, saiu a notícia de que a Fox desistiu do projeto depois de reprovar o Piloto. #chatiada Espero que retomem a ideia, e que sejam leais à profundidade do tema que Lauren Oliver desenvolveu no livro e não me façam uma historinha romântica boba. #FazFavorFox

Eu, EU EU EU, acho (só acho!) que Delirium tem potencial para chamar bastante atenção do grande público e acabar se tornando o “novo” Crepúsculo. Não estou dizendo que o mesmo fenômeno de vendas vá acontecer, nem que um livro é tão bom ou melhor que o outro, muito menos que o mesmo tipo de pessoa que gostou de Crepúsculo vai gostar de Delirium. São diferentes demais para falar a verdade!  Mas fato é que franquia vampiresca já acabou. A de Jogos Vorazes também já tem data para acabar. Os fãs estão/ficarão meio que órfãos de uma nova febre… então, qual será a próxima adaptação a estourar? Pode ser né?

Um aviso MUITO importante: NÃO procurem resenhas sobre o livro. É… eu sei… estou aqui comentando sobre o livro e falando para você não procurar mais nada. Mas o problema de toda resenha que li é que o infeliz que escreveu soltou um baita spoiler! Daqueles que contam o final do livro. Aliás, todos soltaram o mesmo spoiler, o que faz parecer que andaram copiando resenha alheia (inclusive de sites gringos), mudando uma palavra aqui e ali, e publicando como se fosse conteúdo próprio e original. AFFE!

Onde tem para comprar

Em inglês (porque geralmente mais barato e a gente gosta de economizar!): só encontrei na Saraiva (que também entrega fora do Brasil!).

Em português:  tem na Saraiva; no Submarino; e mais um monte.

5 opiniões sobre “RESENHA DELIRIUM: AMOR DELIRIA NERVOSA”

    1. Ha! Concordo. Não vejo a hora de ler os outros livros. Mas tive que fazer uma promessa comigo mesma de ler todos os livros que já comprei antes de comprar mais. Tem 6 na fila.O.O

Deixe um comentário

