CONHEÇA O PUBLIQUE-SE

Aviso: Olá, pessoas! Antes de começarem a ler o post, preciso dar um aviso importante. Eu não sei se o post não ficou claro ou se a galera não está lendo antes de comentar, mas: Eu não possuo nenhum vínculo (nem contrato, nem parceria, nem nada) com o Publique-se. O post é apenas informativo: eu fiquei sabendo da novidade, pesquisei e escrevi o post para divulgar para os escritores uma opção bacana para publicarem seus livros. Estou dizendo isso porque alguns visitantes têm entrado aqui no blog e comentado achando que eu tenho algum contato ou relação com o serviço Publique-se.  Portanto, deixem-me tentar esclarecer: eu não tenho como corrigir erros de publicação, nem revisar contratos, não represento o serviço e não falo em nome nem do Publique-se, nem da Saraiva, ok? Para entrar em contato com a administração do Publique-se, acesse www.livrariasaraiva.com.br/publique-se. Boa sorte nas publicações!!!

E agora sim o post:

–x–x–x–

Faz tempo que existem opções baratas e práticas para autores publicarem seus livros sem depender da boa vontade e possibilidade de negócio de uma editora. Mas, por aqui no Brasil, esse tipo de serviço ainda está engatinhando. Existem sim empresas que prestam tal serviço, cuidando de todo o processo (revisão, edição, impressão, venda e divulgação), mas nenhuma que conheço chega perto da qualidade que iniciativas como a do Lulu e da Amazon oferecem.

Acontece que o Grupo Saraiva (livraria, editora e um dos sites que mais enriquecem às minhas custas!) apresentou a versão Beta do Publique-se: em que o autor pode criar seu próprio livro em formato eBook. Yay!

Publique-se

Não faça como eu e vá de cara tentando se cadastrar. 😀 O mesmo cadastro da loja da Saraiva é usado para logar no Publique-se.

Algumas informações:

O autor decide o preço de seu eBook e recebe 35% das vendas (a média que um autor publicado por meio de uma editora recebe é de 10%) e a licença de publicação não é exclusiva. Para facilitar: enquanto você vai avançando nas páginas, o site já gera o contrato com seus dados (atenção para preencher tudo certinho quando for se cadastrar), guarda os dados da sua conta (para os pagamentos) e mais: o site também tem página de relatório para acompanhamento das vendas e outra para administrar todos os livros que você colocar lá.

Eu entrei no site para conhecer e, pelo que vi, a coisa toda é bem organizada. Tem termo de aceitação, contrato, tem que imprimir, assinar, registrar em cartório, enviar para a Saraiva… resumindo: o processo de publicação é sério! Não vá entrando lá achando que pode publicar aquela coleção de posts do seu blog que você acha super legal porque o serviço não é para isso.

O Publique-se parece mesmo ser destinado a autores profissionais (ou que, no mínimo, estejam levando a carreira a sério) que pretendem publicar de forma independente, sem passar pelo processo tradicional de enviar manuscrito, ser aprovado e assinar contrato para publicação impressa.

Então, você aí, escritor que quer publicar, visite o Publique-se. Talvez seja uma boa opção para você. Boa sorte!

Eu gostei demais da ideia. O Grupo Saraiva é grande, hello! quem nunca ouviu falar?, e as obras serão vendidas na loja da própria Saraiva (e da Siciliano). Acho que a iniciativa promete, e muito!

4 opiniões sobre “CONHEÇA O PUBLIQUE-SE”

  1. Tenho um livro sobre futebol lançado através do Clube dos Autores, mas gostaria de me cadastrar direto com vocês, pois tenho outro livro para lançar e gostaria de maiores informações. Gostaria de saber em que formato eu devo enviar o livro e para qual endereço. Se vocês fazem a revisão, como é feita a divulgação e se o preço do livro é eu que determino.

    1. E aí, Silas, beleza?
      Então, só pra deixar claro, eu não tenho relação alguma com o Publique-se. Só fiquei sabendo do projeto e divulguei.

      Para escrever esse post, eu cadastrei e fiz todo o processo de publicação para testar e ver como é. Como você interessou, minha melhor sugestão é que você cadastre lá também e baixe o contrato e o restante da documentação para você conferir se o Publique-se atende às suas necessidades. O endereço é esse aqui: http://www.livrariasaraiva.com.br/publique-se/
      Fica tranquilo porque o processo é muito fácil, o upload do livro é todo pelo site e sim, é você quem determina o preço (apesar do site sugerir uma tabela que, ao meu ver, vale a pena considerar). Quanto à revisão, até onde me lembro, o Publique-se não faz. Quanto à divulgação, acredito que os livros publicados entram nas promoções da Saraiva/Siciliano e isso já é muito. Mas como todo autor, você também terá que ajudar na divulgação.
      Espero que eu tenha ajudado. Abraço aí e boa sorte!!! 🙂

  2. Olá Pessoal! Meu nome é José Zanelatto, recentemente publiquei neste site o livro digital denominado “A Alquimia do Malquimista”. Não obstante, ao perscrutar o referido site, observei constar as seguintes “inconsistências”, quais sejam:
    1º) No livro em questão consta “como autora”, além do meu nome (José Fernandes Aparecido Zanelatto) o nome de Eugênia Flavian.
    Na verdade, a citada escritora apenas PREFACIOU o meu livro (ou seja: ela não foi autora e nem coautora do livro em epígrafe!); e
    2º) Também, não consegui visualizar se o referido livro teve alguma vendagem.
    Nota: Diante dos fatos, solicito breve esclarecimentos.
    Fraternalmente. ZANELATTO (O MALQUIMISTA)

Deixe um comentário

