ENTENDENDO ERRADO

Sabe quando a gente escuta uma música e aprende a letra só de ouvir? Pois é, às vezes a gente entende tudo errado. Mais ainda quando a música é em outro idioma e, por causa do sotaque do cantor ou por causa da nossa imaginação muito criativa, a gente acaba entendendo alguma frase em português mesmo.

Existe esse Tumblr Cognatas que reúne vários exemplos disso. A página anda abandonada, mas os posts ainda estão lá para quem nunca viu.

Um dos erros mais clássicos é o “Lá vou eu” na música Black do Pearl Jam (que o Eddie Vedder na verdade canta “drop away”). O trecho está aqui e a música inteira aí abaixo.

*momento confissão*

Anos atrás, quando eu ainda não sabia inglês,  eu jurava que se falava “Roubaram a mãe”  na música Teenage Lobotomy dos Ramones.  Aha! Sim, essa sou eu. 😀  O correto é “Lobotomy”.

Mas isso deve ser de família, porque minha mãe até hoje acha que no refrão de Man on the edge, do Iron Maiden, o Blaze Bayley canta “Sou lindão”. O correto é “Falling Down”.

*queimando o filme da mãe*

Só houve um dia em que ela percebeu que não era o Bruce Dickinson cantando (ele tinha saído do Iron nessa época). Ela viu a cara do Blaze e falou “ah não, esse não é lindão, não”. Senhoras e senhores, minha mãe é uma ostra: solta uma pérola atrás da outra.

Tem outra música que ouço errado. É a Only do Nine Inch Nails. O Trent Reznor canta “I just couldn’t leave it alone” mas eu jumenta entendo “Faz isso comigo não”. Acho que vou marcar uma consulta pra ver se tem algo errado com minha audição. Porque né… É aos 3 minutos.

Também é possível confundir a letra no próprio idioma. Assim, você acha que Os Beatles cantam “she’s got chicken to hide” mas na verdade é “she’s got a ticket to ride”.

E na música You know I’m no good  da Amy Winehouse que ela fala “I cheated myself”, mas tem gente que acha que é “I shitted myself”? HAHAHA

Não é só em inglês que isso acontece. Que tal o Melô do Marinheiro dos Paralamas do Sucesso. É “entrei de gaiato no navio”, mas quem nunca cantou “entrei de caiaque”?

E na música do Claudio Zoli que fala “tocando B.B. King sem parar” e na hora de cantar no karaoke sai “trocando de biquíni sem parar”?

Bônus “Ah, eu sei” das Spice Girls.

Deixe um comentário

