O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA

Pois então, essa semana eu assisti. Já não estava me aguentando de esperar, já que não quis ir na estreia porque os shoppings andam muito cheios nessa época.

Bilbo

O fato de Peter Jackson (o diretor do filme) ter escolhido adaptar o livro em 3 filmes permitiu que ele inserisse mais detalhes da história original. Explico: O Hobbit é um livro único, diferente de O Senhor dos Anéis (OSDA para ficar mais fácil, ok?) que possui 3 volumes. Na adaptação de OSDA, o Jackson teve que cortar muita coisa, eliminar personagens, encurtar ações e transferir passagens do livro para momentos diferentes nos filmes.

Já em O Hobbit: uma jornada inesperada (que é apenas o primeiro filme), eu pude reparar que foram mantidas várias passagens nem tão essenciais da história. Enquanto eu assistia ao filme, fui lembrando de cada capítulo do livro. Vários detalhes divertidos ou charmosos para os fãs de Tolkien foram mantidos. E mesmo assim o filme não ficou arrastado!

Primeiro temos a apresentação geral do problema que vai levar Bilbo à sua jornada (não vou soltar spoilers, fique tranquilo). E depois o filme dosa bem cenas de ação com cenas de mistério/descoberta.

Outra coisa: a história de O Hobbit é mais simples, linear e mais infantil. Não é uma historinha boba e chata, longe disso. Mas não tem a mesma complexidade de OSDA. Na minha opinião, isso deu a chance de fazer um filme mais divertido e não tão trágico (quem assistiu o Retorno do Rei entende o que estou falando). E mais: os anões!

Sim, os anões! Se tem alguma raça que não foi bem representada em OSDA foi a dos anões (só tinha o Gimli lá). Em O Hobbit conhecemos o pai de Gimli, o Glóin, e mais a gangue inteira. Os anões não são esbeltos como os elfos, nem cheios daquele ar de honra que os homens têm em OSDA. Eles são engraçados, divertidos, fortes, às vezes mal-humorados, comilões… exceto pelo líder deles, Thorin Escudo-de-Carvalho: esse sim é o bonitão da bala Chita (lembram da bala Chita?).

Gostei de outras coisas também:

O Bilbo jovem (a história de O Hobbit se passa 60 anos depois do início da saga do anel) foi interpretado por Martin Freeman (que ficou fantástico!), mas o Ian Holm (que fez o Bilbo em OSDA) também aparece. Além dele, tem uma rápida participação de Elijah Wood (como Frodo).

O cumprimento dos anões: Dwalin é o primeiro anão a chegar à toca de Bilbo. Logo depois chega Balin. Depois de uma curta conversa amigável, os dois batem com testa um no outro! Acontece que esse cumprimento quem inventou foi o Viggo Mortensen (o ator que interpretou o Aragorn em OSDA) e isso acabou sendo a brincadeira de bastidores entre os atores (tem tudo nos extras do DVD da versão estendida). Achei a maior graça quando vi aquilo. Coisa de fã, né?

Além de Gandalf e Saruman, aparece mais um mago que é citado no livro. Não vou contar quem, mas o cara é hilário. Gandalf também cita outros dois magos (na mitologia de Tolkien, existem 5 magos) mas… quem disse que ele se lembra do nome deles?

Os orcs estão diferentes. São mostradas outras, digamos, raças de orcs e eles também têm comportamentos um pouquinho diferentes. Achei super coerente já que as relações de poder em O Hobbit são diferentes mesmo do que ocorre em OSDA.

Finalmente, em Uma Jornada Inesperada, Jackson insinua outros personagens que não são tão importantes no livro em si, mas que fazem parte do todo da mitologia criada por Tolkien (adivinha quem estava em Dol Gudur). Posso estar viajando na maionese, mas depois de sair do cinema, fiquei com a impressão de que os próximos filmes podem trazer algo mais além da jornada de Bilbo.

Resumindo: o filme é fantástico. Se você nunca leu nada do Tolkien, você vai gostar. Se você viu OSDA, também. E se você for fanático pela obra de Tolkien, vai amar e começar a contar os dias até a estreia da sequência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s