APARTAMENTOS DE SERIADOS E POLÊMICA

O designer de interiores espanhol Iñaki Aliste Lizarralde está chamando atenção com suas reproduções de plantas de apartamentos de seriados. Já imaginou como é por dentro a moradia da Carrie Bradshaw? E dos personagens de Friends? E do Jerry Seinfeld?

Na página do artista tem várias plantas, todas muito detalhadas, de apartamentos de seriados como The Big Bang Theory, I love Lucy e The Golden Girls. E todas estão à venda na lojinha do Etsy. Mas não vai pensando que é baratinho! Cada planta é desenhada a mão, em escala, colorida a lápis e com detalhes de tecidos, móveis, texturas e etc., reproduzindo o mais fielmente possível o apartamento “real”, respeitando os espaços, proporções, móveis e objetos presentes nos estúdios de gravação.

Mas eu mencionei polêmica, certo? Uma outra artista, que também desenha plantas de imóveis mostrados na tv, achou que o Iñaki estava copiando o trabalho dela. Por isso, ela enviou reclamações para vários sites que reúnem trabalhos de artistas, acusando-o de plágio. Resultado: os trabalhos do Iñaki foram deletados de vários sites, como uma medida preventiva até comprovarem que ele estava realmente desrespeitando o direito de outro artista.

Particularmente, eu não acho nada original alguém resolver desenhar um apartamento que ficou famoso na tv. Sinceramente, milhares de pessoas já fizeram isso. A questão, a meu ver, é que o Iñaki chamou mais atenção com seus desenhos (que são super caprichados) e isso incomodou algumas pessoas. Como ele mesmo disse em sua página no Deviantart, a lógica da pessoa que o acusou é “se eu desenhei um gato, então você não pode desenhar um gato”.

Ele também está no Pinterest e no Facebook, além de matérias de sites, jornais e revistas do mundo todo.

Atualização: Iñaki comentou aqui no post informando que as contas em que estão expostos os desenhos já foram recuperadas. 🙂

3 opiniões sobre “APARTAMENTOS DE SERIADOS E POLÊMICA”

  1. Olá.
    Sou Iñaki, o autor destes desenhos.
    Gostaria de falar que eu já recuperaram as minhas contas e meus desenhos nos sites relatados por este artista inveja.
    Mesmo assim, ela continua a colocar comentários difamatórios sobre vários sites onde eles publicam os meus desenhos.
    Uma pena…
    Muito obrigado pelo seu artigo.

    1. Olá!
      Que bom que já recuperou suas contas. Fico muito feliz!
      Eu vi todos os desenhos, seus e da outra artista, e não vi semelhança neles. Seu trabalho é fantástico e por isso chamou tanta atenção (e inveja, infelizmente). Parabéns e muito obrigada por comentar!!!

      1. A teoria dela é muito simples: como ela fez alguns desenhos daquele tipo primeiro, então eu teria copiado. Dizendo que são similares, etc…
        Não importa se eu fiz e publiquei o Frasier antes dela.
        Enfim …

Deixe um comentário

