EMPADINHAS

Empadas! Quem gosta levanta a mão!  o/

O que elas têm de mais? Eu não sei. Só sei que se me dessem de café da manhã, almoço e jantar (contanto que variassem no recheio né, s’il vous plaît), eu seria feliz. E muito (mais) gorda.

Sempre que batia aquela vontade de comer uma(s), precisava sair de casa e comprar, porque todo mundo falava que massa “podre” é difícil de acertar, tem que por na água gelada, não sei o que, pôr cachaça, iogurte natural, banha, 4 gemas e 1/3, sangue de 72 cabritos virgens, benção de Apolo, etc. Fiquei assustada.

Até que um belo dia futuquei o Big Book of Receitas da minha mãe e achei uma massa bem fácil! Será que ia dar certo?? Só podia ser brincanagem. Fiz, com medo do resultado e… voilá! Empadas gostosinhas!

Olha só como é “dificil”: pega um daqueles tabletes de margarina, sabe?  Então, para cada tablete daquele, um copo de requeijão cheio de farinha de trigo… e só. Mistura até ficar no ponto e seja feliz! Mas põe na forminha (ou formão, empadão também existe, ué) e assa antes, tá?

Recheio: eu já inventei de tudo. Fritei calabresa e pus com requeijão, desfiei frango e pus num molhinho, resto de strogonoff de frango também já foi.  Essa que fiz e tirei foto foi molho de frango. Refoga um alho, põe o franguinho para cozinhar picadinho. Enquanto estiver cozinhando, com a colher mesmo vai partindo, desfiando. Aí põe cebola, pimentão, azeitona, molho de tomate, sal e pimenta a gosto e dá uma engrossada com maisena! É bom bater a maisena com água num copinho primeiro, pra não empelotar. Aí em cima do frango já no tabuleiro, pus queijo de saquinho (aquele mesmo da pizza).

A receita original diz que é para misturar ovos com leite e por um pouco de queijo ralado, despejar na massa na forminha e deixar sem tampa mesmo. Fica bom!!! Aí em cima disso já adicionei muçarela picada, cebola e tomate…tudo no leite com ovos.  Muito bom. Agora, só não me pergunta quanto de leite e quanto de ovos… medidas eu só levo à sério em massas. No resto… invento!

Ah sim, e se resolver fazer com a tampa, não se esqueça de bater um ovo e passar em cima.

Deixe um comentário

