MÚSICA CLÁSSICA

Eu acho que, como aspirante a pianista, sou obrigada a fazer um post sobre os clássicos dos clássicos, não? Apesar de não ser uma expert, vou dividir um pouco do que sei.

Também para acabar com o preconceito. Quando eu era mais nova, eu achava música clássica coisa de velho (apesar de sempre querer aprender piano). Só que eu queria aprender piano popular, musiquinhas do dia a dia que todo mundo canta. Mas eu mal sabia que já gostava de música clássica sim, porque todos os desenhos que eu assistia tinham música clássica. E eu gostava delas! Só não sabia que eram músicas clássicas (quando eu terminar esse post  a expressão música clássica terá perdido todo o sentido, de tanto que eu vou repeti-la).  Quer um exemplo?  O senhor Pernalonga tocando Hungarian Rhapsody,  do Franz Liszt.

Também temos Tom e Jerry tocando essa mesma música.

Franz Liszt tem outras músicas boas, apesar de ser meio louco (mas que gênio não é, né?). Dizem que ele  quis cortar as peles de entre os dedos dele, de modo que os dedos ficassem mais “independentes” uns dos outros e alcançarem mais notas. Mas pegaram ele com o facão na cozinha a tempo!  Schumann é outro louco que arrebentou um tendão tentando com máquinas loucas ter mais mobilidade. Crianças, não façam isso! Se você quer tocar piano, temos exercícios muito legais que aumentam sua agilidade e velocidade no piano, ok?

Continuando, uma das outras músicas de Liszt que eu gosto é Liebestraum….  Linda! 🙂

Outro exemplo de compositor que aparece em desenhos: Chopin no Pica-pau!

Quer dizer, por que eu tinha preconceito eu não sei. Coisa de criança. Mas só descobri esses compositores em desenhos depooois que comecei no piano. Eu achava que não sabia NADA de música clássica, aí ia escutar e reconhecia a música. Ia procurar de onde e…

Só comecei a prestar atenção em música clássica na faculdade. Sou monitora de um professor e preciso ir na sala dele corrigir coisas dos alunos com ele. E ele só trabalha escutando música clássica. No começo achei que ia me atrapalhar, porque nunca consegui estudar com barulho. Mas não é que relaxa? Até ajuda a concentrar. Agora sempre que estou cansada, sem conseguir chegar em algum resultado nos estudos, eu ponho uma musiquinha para relaxar, depois volto ao trabalho. 🙂

E para provar de vez que música clássica não é coisa de velho (que não tá por dentro de nada), vai aí o guitarrista de uma banda de ROCK (o Ron Thal, Guns N’ Roses) tocando Fantasie Impromptu, ainda de Chopin (que está no vídeo do pica-pau também) na guitarra.

Chopin também compôs a marcha fúnebre. Essa todo mundo conhece! Não tem desculpa.

Tem outra música clássica que você escuta desde pequenininho. É do Brahms:

Não podemos deixar de lado o Senhor Beethoven! Ele começou a ficar surdo aos 26 anos de idade e ainda assim compôs  músicas lindas como Moonlight Sonata, a 5ª sinfonia  e a minha preferida, Tempest Sonata:

Aviso importante: as músicas acima (e algumas das anteriores) são muito maiores! Sonatas são divididas em partes (movimentos) e sempre tem um movimento que é mais famoso que o resto. Geralmente são esses que eu posto. Mas procurem a música inteira! Todos os movimentos são lindos. Tem umas até de 1 hora.

Não podemos esquecer de Mozart.  Marcha turca, quem conhece? Juro que já ouvi em algum desenho também, mas ainda não consegui achar qual.

E oTchaikovsky? Valsa da Bela Adormecida, alguém?

E é claro, o Lago dos Cisnes .

Mais um e eu PROMETO que paro:  Scarlatti. Lindão! Olha essa mulher tocando! Um dia eu vou chegar lá.

Outra do Scarlatti que gosto é essa.

Espero que meu post desperte o interesse de vocês por esses e outros compositores clássicos, e que vocês procurem muitas outras músicas lindas! 😀

Deixe um comentário

