O HOBBIT: LIVRO E FILME

Porque “só” O Senhor dos Anéis não foi o bastante, né?

Entre 2001 e 2003, Peter Jackson dirigiu os filmes adaptados da obra de J.R.R. Tolkien. Não satisfeito, agora ele está finalizando o primeiro de dois filmes baseados em outro livro do autor.

“O Hobbit” conta a história do período anterior à guerra do anel. O protagonista é o Bilbo, que sai de casa para uma aventura com Sir Ian McKellen eterno Gandalf. O filme está previsto para dezembro. Até lá, dá tempo de ler o livro!

Diferente da trilogia de O Senhor dos Anéis, a linguagem de O Hobbit é mais simples e descontraída. É como se autor estivesse conversando com o leitor. Fazendo um paralelo com Harry Potter, é mais ou menos comparar o Pedra Filosofal com o Relíquias da morte.

O livro foi publicado em, prepare-se, 1937 e faz sucesso desde então. É voltado para o público infantil, mas eu li e gostei assim mesmo!

A história começa com Gandalf fazendo uma visita surpresa  a Bilbo. Apesar de não ir muito com a cara dele, Bilbo acaba prometendo recebê-lo para o chá no dia seguinte. Mas Gandalf, folgadão, leva um monte de gente para o chá do Bilbo. Daqui em diante, acho melhor não contar. Tenho pavor de estragar a(s) surpresa(s)! Mas se você ficou muito curioso, no Wikipedia tem um resumo cheio de spoilers. Fique avisado!

O mais legal de descobrir ao ler O Hobbit é a genialidade do Tolkien. Ele criou um mundo para contar tudo o que acontece nele (e não só adaptou a realidade, completando com o que falta de mágico, deu pra entender?). Durante a leitura, a gente percebe algumas pistas desse mundo que ele criou, mas não faz ideia da complexidade da trama, que só vai se revelar em O Senhor do Anéis (que é uma sequência dos acontecimentos) e em O Silmarillion (se você quiser conhecer e entender um pouco mais).

Tem no Submarino e na FNAC.

Momento confissão: eu não tinha assistido aos filmes nem lido os livros de O Senhor dos Anéis até 2005. Meus amigos de faculdade souberam que eu estudava mitologia e começaram a me zoar por causa disso, me fazendo sentir obrigada a assistir/ler. Pronto! Viciei no negócio! Já li os livros várias vezes, até as edições originais, e passei um dia inteiro assistindo à versão estendida. Super obrigada por mais um vício, tá amigos?!?

Anúncios

2 opiniões sobre “O HOBBIT: LIVRO E FILME”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s