DIA DO ESCRITOR É?

Julho é cheio de datas legais, hein? [Descobri agora] Dia do rock, do amigo, do escritor…

Imagina um sujeito que passa meses isolado, escrevendo uma história, tentando parecer original. É mais ou menos isso que eu entendo ser um escritor (é mais ou menos isso que eu sinto quando estou escrevendo). Acho que a mídia e a imaginação das pessoas glamourizou a coisa toda, fazendo parecer que ser escritor é viver como a Carrie Bradshaw: ícone fashion, dinheiro de sobra, festas…

Bom, se o cara tiver sorte, pode chegar a ser assim mesmo. Mas a arte de escrever é muito mais complicada que isso!

Mas eu não vou fazer tutorial aqui. Hoje vou listar coisinhas que acho legais e interessantes sobre livros (eu sei que escritor não escreve só livro, mas ainda assim).

The Heroin Diaries

O livro do baixista do MötleyCrüe, Nikki Sixx, traz o diário que ele escreveu entre 86 e 87 (quando estava viciado e tinha certeza que ia morrer a qualquer momento), junto a comentários e contribuições de pessoas que passaram pela vida dele na época. Acontece que Nikki Sixx sobreviveu ao vício e publicou o livro em 2007. No mesmo ano, com sua outra banda (o Sixx:AM, que além do Nikki tem James Michael e DJ Ashba), ele lançou um álbum conceitual como trilha sonora para o livro.

Tem no Submarino em português e na FNAC em inglês e português (por enquanto indisponível, mas pode cadastrar para ser avisado quando chegar).

Necrópolis

Falando em trilha sonora para livros, o que não é novidade nenhuma mas pouca gente dá atenção, a Isis (contribuidora fantasma daqui do UB) compôs a trilha sonora para o livro do nosso amigo Douglas MCT. Sinceramente, não sei porque os escritores ainda não se tocaram, especialmente os que escrevem para o público jovem.

É claro que não vou generalizar, mas adolescentes adoram fazer lição de casa ouvindo música, não é? E por que esses mesmos adolescentes não ouviriam música enquanto lêem um livro? Uma música dá o clima, cria um cenário… por que os autores de livros não exploram novas formas de criar este cenário para seus leitores?

Se quiser saber mais sobre a série Necrópolis do Douglas (o segundo livro está para sair), entrem no site oficial. A Isis ainda vai escrever sobre o trabalho dela nessa trilha. Aguardem!

Então você quer ser escritor…

Não me lembro onde li/ouvi isso, tenho uma ligeira impressão que foi Picasso quem falou que ser um artista é ser solitário. Para criar algo, você precisa cavar sua mente para talvez, bem lá no fundo, encontrar alguma coisa nova. E fazer isso estando rodeado de gente é praticamente impossível. Para ouvir o interior, a gente precisa eliminar o ruído do exterior.

Além disso, para aprender a escrever, a primeira coisa a fazer é ler. Muito. Ler de tudo. E aprender com o que lê.

E falando em ler de tudo, o site Writer’s Digest tem vários ebooks gratuitos sobre um monte de assuntos interessantes para escritores. Os que eu mais gosto são os que tratam de problemas específicos que os escritores enfrentam e sugerem formas para superar tais problemas. Para baixar, é só cadastrar o e-mail no site.

Uma desvantagem: o site é todo em inglês. E eu não conheço um equivalente escrito em português. Alguém? Fica aí a ideia de novo-site-que-pode-bombar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s