PLAYLIST: CLIPES INSPIRADOS NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Alice no país das maravilhas é uma das histórias mais amadas/favoritadas/copiadas da literatura. Fez (e ainda faz) esse sucesso todo porque é, ao mesmo tempo, uma história divertida para crianças e interessante para adultos (por causa dos jogos de palavras, por exemplo).  Na verdade são duas histórias: As aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Na FNAC tem o livro com ambas em inglês e em português (a edição em inglês está mais barata!).

Há dezenas de adaptações para o cinema: a mais antiga é um filme mudo de 1903 (assista aqui). Já na adaptação da Disney, há passagens das duas histórias. Mas o post não é sobre cinema, nem literatura. Para a playlist de hoje, eu juntei alguns clipes foram inspirados na história de Alice. Tem rock, industrial, pop, piano rock…

O clipe da Kerli para a música “Tea Party” é de longe o meu favorito.

O da Gwen Stefani também ficou incrível. A caracterização, os cenários e as cenas retratando passagens da história são MUITO parecidas com o filme da Disney: a música é “What You Waiting For?”.

Oomph! – “Labyrinth”: esse  também tem algo de Nárnia. A Alice, ao invés de cair num buraco, entra num guarda-roupa!

“Raspberry Swirl” da Tori Amos: a referência não é tão óbvia, mas tem banquete e crianças sendo transformadas em porcos. Tudo a ver! Além de “Raspberry Swirl”, outra música da Tori tem referências: “Strange Little Girl” que, para mim, também tem alguma semelhança com Chapeuzinho Vermelho.

Além desses, tem também os clipes de Erasure – “Breath of Life”, o do Tom Petty & The Heartbreakers – “Don’t Come Around Here No More”, Smashing Pumpkins – “Thirty Three”Jessie J – “Nobody’s perfect” e do Aerosmith – “Sunshine”Da trilha sonora do filme do Tim Burton, também tem o da Avril Lavigne para a música “Alice” (adoro a fotografia desse clipe).

E tem mais! Conhece alguma música cuja letra foi inspirada em Alice? A lista é longa, mas algumas são White Rabbit (da banda Jefferson Airplane); Alice (Stevie Nicks); Eat Me Drink Me (Marilyn Manson); Very Good Advice (Robert Smith).

Anúncios

2 opiniões sobre “PLAYLIST: CLIPES INSPIRADOS NO PAÍS DAS MARAVILHAS”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s