PLAYLIST: CHINESE DEMOCRACY

Quem gosta de Guns N’ Roses levanta a mão.  o////////////

Claro que você lembra dessa banda né? Anos 80, cabelão, sucesso, sucesso, suuuuucesso!  Todo mundo lembra desse riff de guitarra e dessa voz, com certeza.

Então, Guns N’ Roses ainda existe! Aposto que você ouviu falar que acabou, né? Isso é porque essa banda que aparece aí nesse clipe, teve uns probleminhas e aos poucos, um por um foi desistindo do sonho. Não vamos entrar em detalhes porque o post não é para isso. Mas Axl Rose, esse lyndo, manteve o sonho vivo. Levou um tempinho, mas ele achou músicos MUITO FODAS e eles nos deram (e darão!) música boa.

O CD:  Chinese Democracy. O tracklist:

1. Chinese Democracy
2. Shackler’s Revenge
3. Better
4.Street of Dreams
5. If the World
6.  There Was a Time
7. Catcher in the Rye
8. Scraped
9. Rhiad and the Bedouins
10. Sorry
11. IRS
12. Madagascar
13. This I Love
14. Prostitute

Pular alguma? JAMAIS! Explico por quê:

Entre mudanças de formação, crises internas, pressão por parte da gravadora, processo criativo, trocas intermináveis de produtores e seu perfeccionismo bizarro, Axl Rose levou quase 15 anos para finalizar o álbum e finalmente lançá-lo. Fora isso, ainda tinha aqueles empresários queriam que o álbum fosse um fracasso, de forma a obrigar Axl a voltar com a formação original do Guns (o que sem dúvida ia gerar muita muita grana para os envolvidos).

Chinese Democracy já era um dos álbuns mais conhecidos do mundo da música antes mesmo do lançamento. E é também um dos álbuns mais caros da história.

Curiosidades:

A música Chinese Democracy passou a ser a faixa de abertura dos shows da banda (clica que tem vídeo). Somente em um show em fevereiro deste ano, a banda abriu com Welcome to the Jungle.

Em 2008, duvidando do lançamento do álbum, a marca de refrigerantes o Dr. Pepper fez uma promessa em sua campanha de marketing: distribuiria gratuitamente um refrigerante para cada cidadão americano se Chinese Democracy visse a luz do dia. O álbum saiu em 23 de novembro do mesmo ano e a empresa teve que cumprir a promessa, ainda que não completamente: durante um dia, os fãs poderiam se cadastrar no site da empresa para receber o cupom que daria direito à bebida grátis. O site saiu do ar por causa do grande número de acessos, deixando muitos fãs sem cupons. Muitos acabaram culpando a banda pelo incômodo e os advogados do Guns exigiram um pedido de desculpas de página inteira no New York Times e outros jornais, além de pagamento de indenização. Ao invés disso, o fabricante de refrigerante ampliou a oferta por mais 24 horas.

O álbum foi lançado em novembro de 2008, mas a turnê só começou em dezembro de 2009. Passou pelo Brasil 2 vezes (tia Deb e tia Ali foram nas duas vezes!) e continua até hoje! [ Rumo a bater o recorde do 30 seconds to Mars!!!]

Na música There Was a Time, a voz de Axl varia entre 4 oitavas e uns quebrados. Para você ter uma ideia, uma pessoa comum, que nunca cantou, alcança em média 1 oitava apenas. A maioria dos cantores consegue alcançar um máximo de 3 oitavas. Agora olhe o teclado de piano aí abaixo. Nesta música, Axl canta do  Dó 1 até o  Fá 5 sustenido: são 55 teclas! Acha pouco? Tenta fazer aí na sua casa… (detalhe básico: o piano tem 88 teclas apenas)

 Além desse feito “pouco” impressionante, os guitarristas aí vão ficar impressionados com o solo de guitarra do Sr. Buckethead.

Temos também Better, uma música que, como o nome já diz, é melhor que muita música que você ouve por aí :D. Talvez você tenha a ouvido no rádio, na época que lançou o CD, mas o fato é que a gravadora não botou fé no Chinese Democracy e nem colocou em prática o plano de marketing que Axl tinha bolado. Com isso, ele também ficou irritado e acabou não fazendo nada para divulgar o álbum. Dizem por aí que essa música tinha um clipe pronto mas que Axl não lançou só de raiva!

Scraped é uma música que te anima. Sabe aquele dia em que TUDO da errado? Põe essa música no volume máximo e pule pela casa. Melhora, e muito!

Street of Dreams e This I Love são baladas muito lindas. This I Love é toda no piano e orquestrada e no meio entra um solo de guitarra composto por Robin Finck (aquele que cantou Sossego no Rock in Rio de 2001) que fez a tia Deb chorar na primeira vez que ouviu.

Sorry é muito interessante. Ela é toda lentinha, parece uma balada, mas na verdade manda uma certa pessoa tomar… banho. Entende?!?

Enfim, se continuarmos aqui falando de cada música, vamos sempre chegar à mesma conclusão: é foda!  Escute tudo e tire suas próprias conclusões.

Para quem está meio perdido, se perguntando quem está na banda agora, aí vai o lineup completo do Guns N’ Roses:

Vocal e piano – Axl Rose
Teclado, piano e percussão – Dizzy Reed
Baixo – Tommy  Stinson (apelido: The General)
Teclado e efeitos – Chris  Pitman (apelido: Mothergoose)
Guitarra – Richard Fortus
Guitarra – Ron Thal (apelido e nome artístico: Bumblefoot)
Bateria – Frank Ferrer (apelido: Thunderchucker)
Guitarra – DJ Ashba

Site oficial; Facebook; Twitter. Clicando nos nomes dos integrantes, você encontra os sites/páginas de cada um deles.

PS: Este Post foi uma colaboração entre Tia Ali e Tia Deb, duas fanáticas por Guns N’ Roses. Mais virão!

Anúncios

3 opiniões sobre “PLAYLIST: CHINESE DEMOCRACY”

  1. Maravilha de post Deb! Tá mais que na hora das pessoas conhecerem o talento desses caras. Vamos lá pessoal!! Deixem o preconceito de lado e curtam Chinese Democracy e tudo de bom que essa grande banda tem a nos oferecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s