FILME: CHRISTIANE F.

O filme: Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída
Ano: 1981

Pois, é… eu nem era nascida quando esse filme alemão estourou mas, ironicamente, ele voltou a fazer sentido.

Poucos dias atrás eu vi uma matéria no jornal dizendo que as drogas estão entre as maiores preocupações dos brasileiros. Acho que quando a gente pensa no assunto, geralmente vem à cabeça a violência e a atuação dos traficantes. Mas tem outro lado nessa história (igualmente ruim e difícil de encarar) que eu não tenho visto ser muito lembrado: como é a vida do viciado e dos familiares dele. E é aí que entra o filme.

Eu tinha justamente 13 anos, a idade da protagonista, quando a professora de Português mandou a gente ler o livro e assistir ao filme. Foi meio chocante ver uma menina da minha idade fazendo tudo aquilo mas, ao mesmo tempo, era muito próximo de mim. Afinal, a Christiane F. (que é uma pessoa real e não apenas personagem do filme) era mesmo uma menina de 13 anos como eu.

Mas por que estou falando disso? O filme fez muito sucesso na época do lançamento e hoje certamente é considerado cult. E ele trata de assunto que, infelizmente, está presente na vida dos jovens até hoje. Não é um documentário chato. Pelo contrário, é um ótimo filme. Você pode estranhar um pouco o “ritmo” dele, já que não é uma produção hollywoodiana como você deve estar acostumado. Mas tem tudo o que um jovem vive no dia-a-dia: escola, baladas, amigos, shows, encrencas… mas com a adição das drogas nesse meio.

Só para dar uma ideia do contexto do filme sem revelar o que acontece (porque eu seria muito chata se fizesse isso), a Christiane começou usar drogas numa época conturbada de sua vida: o divórcio traumático dos pais, as dificuldades financeiras da família, a ausência da mãe que precisava trabalhar e a distância da irmã.

Curiosidade: o filme tem participação do David Bowie que, na época, era “O” astro da música. A música Hero toca durante a cena mais legal!

Outra curiosidade: a Avril Lavigne fez o clipe de Nobody’s Home inspirado em Christiane F! As sobras das gravações, que são mais parecidas ainda com o filme, foram usadas nesse clipe para a música Innocence. Assista o filme e veja se não tem tudo a ver!

Bom, eu não vou contar mais nada da história do filme porque vai perder a graça. Mas posso falar da Christiane da vida real.

Hoje com 50 anos, Christiane Vera Felscherinow ainda é viciada, não tem emprego fixo e frequentemente é internada com problemas de saúde decorrentes do uso de drogas: ela tem hepatite C e um grave problema circulatório (mais detalhes nessa matéria). Nas fotos acima: em 1977, durante seu julgamento por uso de drogas aos 15 anos; em 1980, com uma aparência mais saudável por estar limpa; em 1984, quando voltou a ter problemas; e em 2005 na estação de trem em que se prostituía quando adolescente. Depois de muitas tentativas de desintoxicação, ela ainda está nessa! Horrível, mas alguém aqui falou que tem algo de bom nas drogas?

A Fnac tem o DVD e o livro. Se tiver a oportunidade de ler o livro, melhor ainda. Tem muitos detalhes, não só sobre sua experiência com drogas, mas sobre a vida de adolescente dela. Vale a pena ler!

Atualização: aqui tem uma resenha muito bacana do livro, escrita pela Celly Borges.

4 opiniões sobre “FILME: CHRISTIANE F.”

  1. É muito forte esse filme, tem cenas que são quase impossíveis acompanhar e virei o rosto, confesso. Infelizmente é a realidade e é um filme e um livro que deveria ser visto e lido por muitos adolescentes (ou crianças, mesmo). Assim, talvez, fossem salvos… pelo menos alguns. Gostei da sua resenha do filme e de ver como está a Christiane.

    1. Realmente, é um filme forte. Mais ainda por ser tão REAL. Mas é praticamente um serviço à sociedade. Eu fico imaginando quantos não iam pensar duas vezes antes de se drogar se tivessem assistido ou soubessem da história da Christiane.

Deixe um comentário

