MAMMA MIA!

Vamos aprender a fazer pizza?

Eu não gosto muito de comprar pizza pronta porque eu adoooooro inventar meus sabores malucos.  E como as prontas nunca tem TUDO que eu quero… eu faço.

Geralmente, o maior problema é  a massa. Mas agora não é mais!!!

Aprendi uma receita de massa com meu tio. Ele aprendeu a receita com um cara que diz que trabalhou em uma certa pizzaria famosa. Se é a mesmíssima receita, não sei. Faz cerca de 15 anos que não como na dita pizzaria e na última vez, não fui numa aqui no Brasil. Mas o importante é que a massa é gostosa ainda assim.

Ingredientes

1kg de farinha de trigo
1 copo de água
1 copo de óleo
100 g de fermento Fleschman (não é o em pó)

Misture até dar o ponto, deixe crescer (e como cresce!) e tcharãn!

Eu faço metade dessa receita e dá um tabuleiro daqueles redondos de pizza. Ou seja, uma pizza normal. Mas eu gosto de fazer com borda. E gosto da massa fininha. Meu tio faz essa receita toda e dá 2 tabuleiros quadrados, mas daqueles enoooormes. Quase o tamanho da prateleira do forno toda. E ele gosta da massa mais grossa.

Eu tbm gosto de dar uma assada na massa antes de cobrir. Talvez seja pq eu espalho bem fininho, a massa vai voltando aos poucos, sabe? A gente espalha até a borda do tabuleiro de um lado, aí tá espalhando do outro, e ela tá no meio do tabuleiro do outro lado… então, pra ela ficar quieta enqaunto faço minhas coberturas malucas, eu espalho rapidinho e  ponho 5 minutinhos no forno, só pra dar uma firmada. Aí venho com molho de tomate (diluído em um pouco d’água, pra espalhar melhor) e o queijo mussarela por cima. Em cima disso, sua imaginação é quem manda. Calabresa, cebola, tomate, frango, catupiry, cheddar, pimentão, ovo, presunto, provolone, requeijão… tudo testado e comprovado por tia Deb 🙂

Se quiser fazer a borda como eu, é assim que faço:

Espalho a massa, aí ponho aqueles queijos de saquinho na borda (você corta a pontinha e vai apertando na circunferência, é mais fácil). Aí, pego mais um pouco de massa e vou abrindo na mão, pondo por cima do queijo, fazendo tipo um túnelzinho pra ele. 😀  Tem que fazer isso antes de espalhar a massa de tomate e tudo mais.

Uma opinião sobre “MAMMA MIA!”

Deixe um comentário

