VAI UM CUPCAKE AÍ?

Era uma vez um tipo de bolinho chamado fairy cake (que nome mais fofo!), que veio lá do Reino Unido… Daí o tal o bolinho foi parar nos States, começou a ser chamado de cupcake e geral viciou no negócio!

Mas então, um dia desses estava eu querendo comprar cupcakes e nada de encontrar alguém que fizesse. Bom, até que achei algumas pessoas, mas elas não faziam cupcake “de verdade”. Como assim? Explico: geralmente, as pessoas usam as receitas de bolo comum, colocam numa forminha e chamam de cupcake. Poxa! Assim não vale. Existem as receitas específicas de cupcake, sabia? Não é igual outro bolo qualquer.

Tudo bem, não acho essa prática errada, mas não era o que eu estava procurando. Eu queria encontrar cupcakes o mais possivelmente parecidos com os tradicionais. Uma vibe Magnolia Bakery! Nossa, que chata eu sou.

E como eu sou do tipo que “se não acho pronto, vou lá e faço”, lá fui eu achar um livro de receitas de cupcake. Sim!!! Comprei um livro importado na Fnac, o Cupcake Kit, que estava saindo mais barato que o nacional (alguns blogs andavam vendendo o mesmo livro por quase 200 reais!!!!!). Além disso, esse vinha com forminhas e bicos de confeitar. Coisa linda esse Cupcake Kit!!! Procurei de novo na Fnac, mas está em falta. Mas no Submarinona Saraiva tem.

É claro que os produtos que tem aqui não são iguais aos dos Estados Unidos e, muitas vezes, na falta de alguma coisa, é preciso adaptar a receita. Depois de usar bastante o tal livro, pesquisar na internet e passar por várias tentativas (e bolos murchos! hihi), consegui fazer decentemente o cupcake de chocolate! Vou deixar aqui a receitinha já abrasileirada que eu tive a cara de pau de chamar de Cupcake Boulevard! Pode copiar e passar pra frente, mas lembra de citar o Um Boulevard, tsá? Tehehe

:: Cupcake Boulevard (receita adaptada do cupcake de chocolate) ::

Ingredientes:

1 xícara de chá de farinha de trigo
1/4 (um quarto) de xícara de chá de chocolate em pó (não é achocolatado, ok?!)
1/2 (meia) colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal (sim, só um quarto! hihi)
1/4 de xícara de chá de manteiga sem sal em temperatura ambiente (eu uso margarina mesmo!)
1 xícara de chá de açúcar (eu só uso o refinado, mas vale o cristal também)
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de café solúvel dissolvido em 2 colheres de chá de água (não precisa aquecer a água)
2/3 (dois terços) de xícara de chá de buttermilk

Mas o que é buttermilk? Bom, basicamente, é um soro de leite que sobra depois da fabricação de manteiga. Eu nunca vi vendendo por aqui, mas tem como fazer em casa. E é MUITO fácil.

Ingredientes e preparo do buttermilk: 240 ml de leite desnatado, 2 colheres de sopa de suco de limão. Mistura os dois e deixa descansando por 10 minutos, em temperatura ambiente, até talhar.

Hora de preparar!

1- Primeiro, precisa peneirar a farinha de trigo, o chocolate em pó, o bicarbonato e o sal. Tudo junto e bem misturado! Aí deixa de lado um pouco e vai pra batedeira.
2- Usando uma tigela grande (para evitar vazamentos acidentais!), bata a manteiga e o açúcar até ficar homogêneo (1 minuto, por aí). Lembra de ir raspando as beiradas para misturar direitinho.
3- Adicione um ovo de cada vez, misturando bem até ficar homogêneo de novo.
4- Misturar o café dissolvido e o extrato de baunilha.
5- Coloque a batedeira na menor velocidade e adicione devagar METADE da mistura de farinha, chocolate, etc.
6- A massa vai ficar meio durinha, então adicione o buttermilk. Adivinha: até ficar homogêneo!
7- Adicione o restante da mistura de farinha e bata até a massa ficar lisinha. =)

Bom, com isso, a massa está pronta para assar. Mas, se quiser, pode adicionar gotinhas de chocolate, ou frutas cristalizadas, ou sei lá! Mas agora não bata a massa, misture à mão mesmo para não triturar tudo e virar uma massa única. Pra quê triturar as gotinhas de chocolate, né? Hummmm!

Cupcake fica bonitinho na forminha de papel, né? Mas essas forminhas são fracas então você vai precisar de uma forma de alumínio ou silicone (ou similar) com os espacinhos para encaixar as forminhas de papel. Pode ser forminha de empada também. Só precisa de uma forma firme para não deixar a forminha de papel abrir enquanto assa o cupcake. Daí vaza tudo e vira uma lambança. Eu gosto das formas de silicone. São mais fáceis de lavar! hehehe

Pré-aqueça o forno por uns 5 minutos a 180ºC. Os cupcakes levam em média uns 20 minutos para ficarem prontos.

Agora a cobertura!!!

A receita de cobertura de chocolate mais gostosa e fácil que conheço (fora o brigadeiro, claro!), é essa aí. Dá pra fazer enquanto estiver assando os bolinhos.

:: Creme de chocolate ::

Ingredientes:

200g de chocolate meio-amargo derretido (já fiz com uma daquelas barras que vendem em supermercado mesmo; vem com poucos gramas a menos, mas deu certo!)
125g de gordura vegetal hidrogenada (é melequenta até não poder mais, mas vale a pena o esforço!)
200g de leite condensado
5 colheres de sopa de chocolate em pó

Preparo:

1- Bata a gordura com o leite até a mistura ficar bem lisinha.
2- Juntar o chocolate em pó e o derretido e misturar bem, até ficar homogêneo.
3- Deixar na geladeira por uns 10 minutos antes de colocar em cima dos cupcakes.

x—–x—–x—–x

Com a cobertura no cupcake, fique à vontade para encher de confeito, chocolate granulado ou sei lá mais o quê para enfeitar. Mas é isso! Receita passada e explicada. Só quero saber uma coisa: quem vai ter overdose de chocolate aí levanta a mão!

o/

Este post não é publi, mas eu recebo comissão pelas vendas geradas a partir dos links que indiquei.
Clique na imagem para detalhes.
Anúncios

2 opiniões sobre “VAI UM CUPCAKE AÍ?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s